Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Construção de brinquedos

Receita da peteca


  • Material necessário:

Palha de uma espiga de milho e penas coloridas.


  • Modo de fazer:

Retire a palha da espiga, evitando rasgá-la. Dobre a primeira folha, enrolando-a até formar um quadrado de mais ou menos 4 centímetros de lado. Esta será a base da peteca, que deve ser envolvida com as demais. Repita esse embrulho até chegar ao tamanho desejado. Deixe as extremidades soltas para cima, formando as "penas" da peteca. Por fim, tire um pedaço mais fino da palha que sobrou, formando uma tira. Com ela, amarre o brinquedo, unindo a parte das folhas que estão soltas. Agora é só jogar!

Nessa peteca podem ser utilizadas penas coloridas.



Boneca de Pano


  • Material Necessário:



Tecido macio;
Tesoura de costura;
Lã de carneiro não fiada;
Fio de lã ou linha;
Agulha e linha de bordar ou canetas coloridas;
Fios de cabelo coloridos.


  • Modo de fazer:


Corte um quadrado de tecido macio. Experimente tamanhos diferentes, dependendo do tamanho da boneca que você deseja fazer. Escolha uma boneca pequena para um bebê e uma maior para uma criança pequena.
Dobre o quadrado ao meio, diagonalmente, formando um triângulo.




Descubra o centro da ponta dobrada, levante o tecido e encha-o com lã desfiada para fazer a cabeça da boneca. Amarre bem o pescoço com uma linha ou fio.




Escolha um lado para o rosto e estique as dobras atrás da cabaça. Costure ou desenhe os traços que desejar, mantendo-os simples e sem expressão.




Forme as mãos dando nós nas pontas dobradas, ou amarre-as com fio ou linha. Se quiser acrescentar cabelo, prenda os fios.




Tente fazer com diversos tecidos coloridos, respeitando a diversidade racial e cultural do Brasil. São muitas as possibilidades!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário