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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto: “Educar com amor - Resgatando brincadeiras antigas”

Esse blog tem por objetivo apresentar um projeto onde o resgate de brincadeiras e o incentivo à leitura caminhe junto. O blog mostra a desenvoltura de um projeto que propõe um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes e difusão da cultura infantil; garantindo então que práticas como essas fiquem conhecidas. 
É importante resgatar as brincadeiras antigas e trazê-las para o cotidiano da escola através de um projeto onde procuramos ensinar a maneira correta de brincar visto que atualmente as crianças perderam completamente o contato com este tipo de brincadeira tão essencial para o seu desenvolvimento; resgatar brincadeiras é oportunizar as crianças a aprenderem de forma lúdica e prazerosa, pois ela exercita a sua capacidade de socialização que é uma habilidade necessária em qualquer ambiente que exija convivência e trajeto social, além de ativar a memória e o desenvolvimento da coordenação motora. E tem por objetivo oferecer ao aluno um período recreativo, de modo organizado e programático a fim de que ele possa aprender e conhecer de forma lúdica os brinquedos e brincadeiras que fazem parte da História do Brasil visto a presença dos escravos negros trouxe as cantigas de ninar e importantes personagens do nosso folclore, como o saci-pererê, a mula-sem-cabeça, a cuca, o lobisomem e tantos outros. Personagens estes que Monteiro Lobato procura retratar em seu primeiro livro da série foi publicado em dezembro de 1920. Assim podemos dizer ainda que elas podem trazer um forte incentivo à leitura. 
Grande parte dos jogos e brincadeiras tradicionais que encantam e fazem parte do cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade devido às transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos jogos eletrônicos. As brincadeiras do tempo da vovó despertam a criatividade e estimulam a interação social. Essas brincadeiras são uma alternativa para que as crianças fiquem menos tempo presas aos jogos eletrônicos. Projetos trabalhados nas escolas envolvendo tais brincadeiras fazem com que as crianças sintam-se livres para criar suas regras e melhorar o convívio com os colegas. Além de brincar, as crianças gostam de ouvir e contar histórias. Sendo assim, nada melhor que envolver brincadeiras ao mundo encantado da leitura, e em especial ao mundo mágico do Sítio do Pica Pau amarelo, de Monteiro Lobato. Podemos iniciar com uma pesquisa proposta aos alunos sobre Monteiro Lobato e suas obras. Logo após iniciará uma roda de conversa à respeito das características dos personagens. 
Dona Benta e suas histórias também entrarão na roda. 
O objetivo desta aliança é levar os alunos à percepção de como é gostoso as brincadeiras saudáveis, e em grupos como faziam os personagens do sítio. 
Tais brincadeiras serão demonstradas para as crianças. E através das mesmas, elas aprendem uma com a outra. 

PASSA ANEL 

COMO BRINCAR 

Com as palmas unidas alguém segura um anel. Os demais ficam com as mãos na mesma posição. Quem está com o objeto passa sua mão por entre a dos colegas, deixando o objeto com um deles. Aí, pergunta a outra pessoa: Com quem está o anel? Se ela acertar, vira o passador. Se não, segue tudo igual. 


SOLTAR PIPA

COMO BRINCAR 

Para que a pipa suba bastante, deixe-a contra o vento. Quando ela começar a voar, solte e movimente a linha para que ela permaneça no ar e faça diferentes manobras. 


TREM MALUCO

COMO BRINCAR

Em duplas, canta-se fazendo movimentos sincronizados. A cada verso, uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima. Depois estendidas, batem nas palmas do colega. Quanto mais rápido, melhor. se alguém errar, pode parar e começar. 


RODA

COMO BRINCAR

As crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia. 


PIÃO

COMO BRINCAR

Enrola o cordão no pião e lançá-lo no chão. Ganha quem conseguir girá-lo por mais tempo.  

O folclorista Luiz da Câmara Cascudo definiu o pião com estas palavras: 

“Pião, brinquedo de madeira piriforme, com ponta de ferro, por onde gira pelo impulso do cordão enrolado na outra extremidade puxado com violência e destreza”. (…)


AMARELINHA

COMO BRINCAR

Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’. 
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro. 


BOLINHA DE GUDE

COMO BRINCAR

Desenha-se um triângulo no chão, e as bolinhas são espalhadas dentro dele e o objetivo é, ao atirar uma bolinha, tirar várias outras da área do triângulo sem deixar que a que foi lançada saia da área marcada. Mas esse jogo permite diferentes variações através de regras elaboradas pelo grupo que está brincando. 


QUEIMADA

COMO BRINCAR

A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube a bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário.A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: Eliminar a equipe oposta.Neste jogo a criança aprende desde cedo a seguir regras. 


TRÊS MARIAS

COMO BRINCAR

No primeiro lançamento no chão liso,é feito com todas as pedrinhas tentando colocá-las em uma boa distância uma da outra, para melhor apanhá-las uma a uma jogando uma pedrinha para o ar, enquanto apanha as outras, o jogador não pode bulir nenhuma delas e nem errar a jogada.
O segundo lançamento é feito tentado espalhar as pedrinhas duas a duas para facilitar a pegada, que é feita de duas em duas atirando a que sobra das cinco para o ar enquanto ajunta as outras duas e pega a que foi para o ar junto com estas.
A terceira jogada é apanhar uma das pedrinhas primeiro, enquanto atira a a outra e também apanha e depois as três juntas.
A quarta jogada, joga uma para o alto e coloca quatro no chão, enquanto a que sobe desce para ser apanhada, voltando a jogá-la e apanhando as quatro juntas mais a que foi atirada. 
A quinta jogada consiste em colocar o dedo polegar e o indicador no chão formando um arco, como trave de futebol, pegar uma pedrinha que estiver mais perto da boca do arco para deixá-lo mais livre e enquanto atira e pega a pedra no ar, as outras são empurradas com a outra mão em direção ao gol. As pedras deverão passar no gol em uma única empurrada.
A sexta e última jogada é feita espalhando as pedras que serão apanhadas uma a uma com os dois dedos indicadores da mão esquerda e direita que deverão se abraçar formando um bico de pássaro os dois dedos, atirando-as para o alto, abrindo uma pequena fenda nas mãos e apanhando-as. Sempre que o jogador errar ele recomeça o jogo na sua vez. 


PETECA

COMO BRINCAR

Formar uma roda com pelo menos três integrantes. Quem vai começar segura a peteca com uma mão e bate nela de baixo para cima com a outra, lançando-a para um dos outros. Ao receber o brinquedo, esta criança o rebate, passando adiante. Também pode-se jogar em dupla ou sozinho, jogando apeteça para cima o máximo que conseguir. 


TELEFONE SEM FIO

COMO BRINCAR

Todos se sentam em um círculo ou em fila, um ao lado do outro, e a brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado.
Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta.
Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda, o que garante a diversão do jogo. 


PULAR CORDA

COMO BRINCAR

A diversão vale para uma, duas, ou mais crianças. No caso de dupla é só amarrar uma das pontas da corda num lugar. Uma bate para que a outra pule. Há diversas técnicas e músicas para pular corda. Uma delas, comum no país, é a que começa com: “Um homem bateu em minha porta e eu abri”. A cada frase, quem pula tem que fazer o que a música propõe. Assim enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “ Um homem bateu e minha porta e eu abri. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponha a mão no chã. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha. E vão, pro olho da rua! Ai é hora de sair sem que atrapalhe o bater da corda. Quem conseguir chegar ao final da musica sem errar será o vencedor.


ESCONDE-ESCONDE

COMO BRINCAR

A criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.


PEGA-PEGA

COMO BRINCAR

Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.


CORRE CUTIA

COMO BRINCAR

Primeiro, todo mundo que quiser brincar se senta em círculo com as pernas cruzadas. Aí, é hora de escolher um participante para ser a cotia.
A cotia recebe um lenço e é o personagem principal desse jogo. Sua tarefa é correr pelo lado de fora da roda, enquanto as outras crianças cantam a música. Antes do fim da música, a cotia deixa o lenço cair, muito discretamente, atrás de alguém. Quando a música termina, todos olham para trás, para descobrir quem ficou com o lenço. Aí, é que fica emocionante! O novo dono do lenço tem que sair correndo feito louco atrás da cotia que, por sua vez, também já disparou. Se o novo dono do lenço conseguir pegar a cotia antes que ela se sente em seu lugar, a cotia tem que fazer tudo de novo. Se o novo dono do lenço não pegar a cotia, ele fica sendo a próxima cotia e a brincadeira recomeça. 


Os brinquedos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de um povo. Porém uma coisa, não muda. O encanto que causam nas crianças. Com objetos simples, elas se entretêm e viajam para um mundo de imaginação - se transformam em cavaleiros e equilibristas, voam pelos céus... Para incrementar ainda mais esses momentos de diversão, convide os pequenos para uma oficina. Eles vão dar mais valor aos tradicionais cavalos de pau, pés de lata e bambolês se ajudarem você a produzi-los. Como no exemplo a baixo que com material simples podemos ter logo um brinquedo novo.

Durante o desenvolvimento das brincadeiras, serão também oferecidos aos alunos figuras dos personagens de Monteiro Lobato para serem enfeitadas. Essas figuras serão utilizadas na montagem do mural.

A culminância desse projeto será com um dia festivo na escola, preparado pelas educadoras e alunos. Neste dia faremos uma grande atração recheada de brincadeiras do tempo da vovó. Os pais serão convidados a participar.

As pesquisas sobre os personagens criados por Monteiro Lobato, bem como suas obras, e personagens, serão expostas através de um lindo mural confeccionado pelas crianças.

Os brinquedos confeccionados por elas serão usados nas brincadeiras. Esse projeto pode ser adaptado conforme faixa etária a ele destinado.

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